Educação Sistêmica

Um grande desafio para os educadores é atuar na relação de ensino-aprendizagem compreendendo o que influencia o espaço escolar e o comportamento dos estudantes. Desse modo, a pós-graduação em educação sistêmica proporcionará ao aluno o desenvolvimento de competências essenciais para o educador do século XXI.

A Educação sistêmica proporciona uma compreensão dos sistemas complexos advindos dos relacionamentos do indivíduo na família, na organização e na sociedade. Além disso, um educador adaptativo, que seja capaz de transformar por meio de uma comunicação efetiva e metodologias ativas, para uma aprendizagem mais harmônica, holística e integrativa.

Educação Sistêmica e a BNCC

Ao final o educador terá se apropriado das leis e elos sistêmicos para a educação na modernidade; desenvolverá a competência do educador transformacional; compreenderá a novas competências da Base Comum Curricular (BNCC) e da Educação Integral; se apropriará de estratégias pedagógicas sistêmicas; será capaz de empregar metodologias ativas e utilizar técnicas de mediação de conflitos e gestão de stress no contexto educacional.

A Educação Sistêmica é uma abordagem que contribui no aspecto do processo de ensino-aprendizagem, pois fundamenta nas leis sistêmicas de Bert Hellinger, que objetiva soluções relativas à escola, aluno e família. Sendo assim, a educação exige um pensamento sistêmico lógico não linear, baseado em várias possibilidades de ensinar e aprender, considerando os alunos em suas competências cognitivas e socioemocionais.

Formação para o educador no século XXI

Os aspectos do mundo moderno e as relações estabelecidas na evolução familiar se instauram nos espaços escolares e, os educadores, diante desse contexto, tornam-se responsáveis para um novo olhar da aprendizagem, baseando-se na nova exigência, considerar todos e cada um dos elementos em seu conjunto e em relação com o meio.

As dificuldades dos alunos não se referem somente aos aspectos cognitivos, mas emocionais, que atrapalham suas aprendizagens. Desse modo, são os vazios e repetições de comportamentos de seu sistema que podem interferir em seus desenvolvimentos. Sendo assim, a abordagem sistêmica considera práticas pedagógicas que colaboram nas percepções das situações que os indivíduos estejam enfrentando e não tem consciência delas. Muitas vezes, um comportamento inadequado é causado por essas situações e não propriamente culpa da pessoa.

A Educação Sistêmica consisti na preparação dos docentes e profissionais da educação para diagnóstico e planejamento de ações pedagógicas por evidências, buscar soluções e tomadas de decisões para as causas raízes presentes nos espaços educacionais, colaborando na aprendizagem de qualidade.

Um olhar complexo ao processo de Ensino-Aprendizagem

A formação baseada nos princípios sistêmicos permite intervenções na gestão escolar, no trabalho pedagógico e na aprendizagem dos alunos, gerando soluções de conflitos, especialmente, na relação professores e alunos em sala de aula da modernidade. A consciência dos efeitos dos laços familiares no processo de ensino e aprendizagem, traz o incentivo à responsabilidade entre os alunos e aos processos colaborativos. Logo, quando o professor afasta os alunos de sua origem familiar, para aprenderem sobre o convívio social, eles notam essa intencionalidade e a rejeitam.

A falta de intencionalidade deste laço familiar, muitas vezes, é responsável pelas dificuldades e fracassos na Educação Básica. Portanto, não é por falta de inteligência, mas por sentir um vazio ao se afastarem dos conhecimentos iniciais da família. Diferente disto, quando os professores entendem, aceitam e planejam situações vivenciadas, que envolvam os alunos em suas experiências familiares, observam os alunos mais participativos e com maiores possibilidades de aprender com qualidade. Ou seja, sempre há uma ligação entre família e escola.

A educação sistêmica é uma abordagem que contribui no aspecto do processo de ensino-aprendizagem integral e tem como foco o desenvolvimento de competências essenciais para o educador do século XXI.

Diferencias formativos e metodológicos

pós-graduação em Educação Sistêmica, promovida pela Faculdade Sensu, propõe um novo olhar sobre a educação a partir de uma metodologia inovadora e integrada. 

método blended Sensu foi desenvolvido a partir da metodologia ativa de aprendizagem aliada a conteúdo único, selecionado por pesquisadoras e especialistas da educação e da psicologia. 

O aluno terá acesso ao acervo completo da biblioteca virtual sobre a educação sistêmica e a práticas da educação que promovam a construção de competências para o novo profissional da educação de forma sistêmica.

 O aluno aprenderá sistemicamente a atuar no processo de ensino-aprendizagem de forma integral.

Público Alvo da Educação Sistêmica

Este curso é para todos os profissionais da educação que objetivam promover a liderança transformacional nos espaços escolares, considerando a sua aplicabilidade na qualidade do ensino e aprendizagem, contribuindo nas tomadas de decisões individuais e em equipe. Compõe-se de várias oficinas teóricas e práticas da abordagem sistêmica que traz repertórios e ferramentas para excelência dos resultados que atendem as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conteúdos e Disciplinas do Curso

  • Background teórico das Leis Sistêmicas – 30h
  • Educar na modernidade: elos sistêmicos – 30h
  • As Leis de ajuda: presença pedagógica e cooperação em sala de aula – 30h
  • A família e os elos significativos na escola e para vida – 30h
  • Educação transformacional – 30h
  • Competências para o século XXI e o papel do educador – 30h
  • Mediação de conflitos e gestão de stress no contexto educacional – 30h
  • Essenciar-se: da carreira ao propósito de vida – 30h
  • Metodologias ativas de aprendizagem – 30h
  • Metodologia científica – 30h
  • BNCC e Educação Integral – 30h
  • Estratégias Pedagógicas Sistêmicas – 30h

Base Legal

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são modelos de ensino que tem como objetivo interagir com a sociedade, compartilhando conhecimentos e sistematizando conteúdos e práticas profissionais à realidade profissional. São regulamentados pelo MEC em conformidade a resolução CNE nº. 1 de 06 de abril de 2018.

Certificação

Faculdade Sensu – IES autorizada pelo MEC por meio da portaria nº 194, de 7 de março de 2018.

Documentação exigida para matrícula

Documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento/Averbação de Divórcio, Certificado Militar); Comprovante de Endereço atualizado (Últimos 3 meses); Cópia Autenticada do Diploma de Graduação e Histórico de Graduação.

Coordenadoras do curso 

Dr.ª Elisabeth Lemes

 

Doutora em Psicologia da organização e do trabalho; Mestra em Letras, Literatura e Crítica Literária; Pós-graduada em Literatura da Língua Portuguesa; Graduada em Letras; Coach Sistêmica. Storyteller; Formação em autoconhecimento para Empreendedorismo; Certificada em Positive Experience game: Forças e virtudes e Psicologia positiva; Formadora em desenvolvimento humano e palestrante com temática em Engajamento, Burnout, Inteligência emocional, Competências Socioemocionais e Desempenho no trabalho.

Possui trabalhos publicados em revista acadêmica e revista On-line. Co-autora de livros de análises das obras indicadas para o vestibular no Brasil. Co-autora em livros de Crítica literária, já publicado. Participação como comunicadora oral em congressos nacionais e internacionais de Literatura e Psicologia Organizacional. Assessora de Gestão Pedagógica - AGP. Professora formadora da Superintendência de gestão Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação de Goiás - SEE-GO. Professora Formadora do MEC, no PNAIC. Professora conteudista e elaboradora de material didático. Professora de várias disciplinas e cursos no Ensino Superior em faculdades, com foco no desenvolvimento de pessoas para a complexidade.


Dr.ª Maria Tereza Tomé de Godoy



Doutora em Psicologia; Mestre em administração com ênfase em gestão estratégica das organizações; Especialista em gestão de Pessoas e gestão pública; Graduada em administração; Pesquisadora sobre comportamento humano nas organizações com ênfase em competências, liderança, motivação humana, autodeterminação, bem-estar no trabalho, qualidade de vida no trabalho e saúde do trabalhador.

Atua em diagnóstico e análise organizacional; consultoria em gestão de pessoas e gestão estratégica; treinamento, desenvolvimento e capacitação profissional; como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de gestão estratégica, gestão pública, gestão de pessoas, liderança e diagnóstico organizacional. Atuação profissional no setor público e privado.

Bolsa de estudos de até 50% na pré-inscrição

Rua 3, nº 860, Centro - Goiânia - Goiás
 
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(62) 3933-4450

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