Conteúdo

Artigos e notícias relacionadas aos cursos e eventos
 
 

Com o avanço do uso da internet nos dias atuais, o Direito Cibernético se destaca como uma importante área de atuação que abrange todo o ambiente virtual.

O Direito Cibernético lida com diversas questões relacionadas à internet. Seja por meio de leis novas criadas para o meio digital, ou por adaptações das legislações que já existiam antes, existe todo um regulamento previsto para as atividades que praticamos online.

Através do uso da tecnologia, surgiram novas formas de comunicação, de comércio e de trocas no meio digital, e isso impacta a sociedade de diferentes formas, é por esse motivo que se faz necessária uma legislação específica para o ramo cibernético.

Ao cursar Direito na Faculdade Sensu, você entrará em contato com esta área jurídica que está ganhando cada vez mais importância.

Neste texto, apresentaremos os principais campos de atuação do Direito Cibernético. Como veremos, o Direito Cibernético é uma área bastante interdisciplinar, pois envolve necessariamente uma série de outros âmbitos jurídicos.

Áreas de atuação do Direito Cibernético

Fazendo uma conexão direta com o Direito Penal, o Direito Cibernético lida com atividades criminais que são praticadas dentro ou por meio dos ambientes virtuais.

Isso engloba uma série de infrações, como crimes contra a dignidade sexual, crimes de invasão de patrimônios pessoais e públicos e crimes contra a privacidade dos usuários ou empresas.

Ou seja, a intersecção entre o Direito Penal e o Direito Cibernético é bastante ampla. Através do curso na Faculdade Sensu, você aprenderá mais sobre a legislação que abrange esses comportamentos criminosos no meio digital.

Outro campo de atuação muito importante no Direito Cibernético, está relacionado à propriedade intelectual. Portanto, questões como licenciamento virtual para streaming, plágio, pirataria e patentes de programas são englobadas por essa área jurídica.

O Direito Cibernético também está bastante atrelado ao Direito Civil, uma vez que lida com ações de indenização no meio online, legislações envolvendo criptomoedas, contratos negociados digitalmente e questões em relação à Inteligência Artificial.

Os direitos do consumidor entram nessa linha, pois o Direito Cibernético também abrange toda a cadeia de compras e vendas feitas pela internet e as possíveis fraudes que podem acontecer nesse processo.

O profissional que cursa a Faculdade Sensu de Direito e aprende sobre a área cibernética, ainda estuda temas como a pornografia infantil, crimes de difamação, calúnia e injúria praticadas online, crimes de estelionato, interceptação de dados, entre vários outros assuntos.

Por ser uma área relativamente nova, o Direito Cibernético lida com muitas questões complexas, que muitas vezes precisam de novas resoluções e direcionamentos específicos.

Como a internet mudou totalmente a “cara” da sociedade e é algo que perpassa todas as relações, a tendência é que o Direito Cibernético se consolide como um dos mais importantes ofícios de quem estuda Direito.

Caso você se interesse por atuar profissionalmente neste ramo, é preciso estar conectado às novas mudanças e relações do meio social trazidas pelo mundo digital.

Além de tornar a rede de computadores mais segura, através do Direito Cibernético você estará contribuindo para que nenhum cidadão ou empresa seja prejudicado no meio virtual.

Se interessou? O curso de  Direito da Faculdade Sensu, já contempla em sua matriz curricular o Direito Cibernético. Conheça nossos cursos!




Rua 3, nº 860, Centro - Goiânia - Goiás
 
contato@faculdadesensu.com.br
 

(62) 3933-4450

Equipe

Instalações

Metodologia