Conteúdo

Artigos e notícias relacionadas aos cursos e eventos
 
 

Um curso que cada vez cresce mais entre os estudantes e tem tido uma enorme procura é o de Segurança Pública. Entretanto, muitos pais e até mesmo alunos não sabem muito bem as matérias que são lecionadas nessa cadeira. Hoje estamos aqui para explicar e falar um pouco sobre esse curso que forma profissionais tão importantes para a nossa sociedade.

O curso de Graduação em Segurança Pública, da Faculdade Sensu, possui duração de dois anos. O objetivo principal daqueles que cursam essa cadeira é, entre muitos outros, aprender a promover a paz. Administrar conflitos locais, regionais, nacionais ou internacionais é uma das funções que os futuros profissionais da área terão que exercer.

Direito, gerenciamento de crises, filosofia, sociologia e negociação são algumas das matérias que os estudantes que optaram por esse curso terão que estudar. O curso estimula os alunos a fazerem reflexões e mesclam a teoria com a prática.

É importante ter em mente que quem atua nessa área pode ter que lidar com situações de risco, complexas e de muitas incertezas. Além disso, tem que ter na cabeça os princípios de cidadania e direitos humanos, pois estará lidando com conflitos políticos, de ordem pública e estará tentando solucionar problemas entre pessoas e povos.

O profissional de segurança pública precisa ter alguns predicados que irão fazer toda a diferença na execução do trabalho. Entre eles, podemos citar que o espírito de liderança tem que ser aflorado e é necessário saber trabalhar em equipe. Ser proativo também é importante, pois muitas vezes você vai ter que lidar com o inesperado. Ter uma postura ética e senso de responsabilidade social é imprescindível. Isso porque é necessário respeitar os direitos humanos e as regras sociais do local em que trabalha. Habilidade de comunicação e negociação se faz necessário também, uma vez que você terá que interagir com diversas pessoas, equipes e organizações. Saber falar de maneira clara e objetiva com cada uma delas é essencial para que todos possam se entender.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de quem cursa segurança pública é bem vasto, porque as áreas de atuação são variadas. Entre algumas das muitas funções que o profissional exerce podemos citar: manutenção da segurança e ordem pública, combate à criminalidade e violência na sociedade, elaboração de políticas preventivas e capacitação de recursos.

O profissional de segurança pública pode prestar concurso público e ingressar uma carreira sólida na guarda municipal, no corpo de bombeiros, na polícia, nos ministérios, nas secretarias de segurança e nas penitenciárias, por exemplo. Também podem optar por trabalhar nos setores privados, no setor de pesquisas e dando aula nas universidades a fim de formar mais profissionais nessa tão importante e nobre área.

Espero que a gente tenha conseguido esclarecer suas dúvidas nesse texto. Caso ainda tenha ficado alguma questão, entre em contato conosco. Para saber mais sobre esse e mais temas continue acompanhando nosso site e deem uma olhada nos cursos que disponibilizamos. Vem com a gente, garanto que você não vai se arrepender!



Rua 3, nº 860, Centro - Goiânia - Goiás
 
contato@faculdadesensu.com.br
 

(62) 3933-4450

Equipe

Instalações

Metodologia