Tecnólogo em Gestão Pública

Curso Presencial autorizado por meio da Portaria MEC 164 de 12/03/2018 publicada em 13/03/2018.
Curso a Distância autorizado por meio da Portaria MEC 501  de 29/10/2019 publicado em 31/10/2019.
Curso com conceito 4    

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública propõe formar profissionais capacitados para administrar organizações públicas, nos diferentes entes da Federação (União, Estados e Municípios) e nos três poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário). Utilizando, para tanto, as melhores práticas da atualidade aplicadas à gestão, em sua multidisciplinaridade. 

O curso tem como objetivo uma formação completa e prática de profissionais capazes de atuar, administrar e liderar em Gestão Pública, com ética e visão crítica. Para isso, além de toda a grade curricular devidamente arquitetada, há o estímulo constante para que aluno experimente as demandas desse mercado de trabalho. 

Sendo o campo de atuação da Gestão Pública tão abrangente, faz-se necessário que o aluno possa apreender, planejar e gerir essa prática, em sua totalidade, com a perspectiva dos tempos em que vivemos. 

Mercado de Trabalho 

Em dezembro de 2019, municípios, estados e governo federal, tinham, somados, 11,4 milhões de postos de trabalho de servidores públicos, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em seu estudo "Três Décadas de Evolução do Funcionalismo Público no Brasil”. Segundo relatórios da pesquisa, o Brasil passou de 5,1 milhões para 11,4 milhões de postos, ultrapassando a marca de 100% de crescimento, o qual está mais elevado nos municípios. 

O cargo de gestor público é histórico e existe há bastante tempo na administração pública de vários países como: Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, dentre outros. Esse cargo foi criado na administração pública, com o objetivo de melhorar a qualidade técnica e eficiência na gestão, por meio do recrutamento de servidores para carreira de alta qualificação profissional, considerada uma "carreira de Estado".
 
A importante função de um gestor público tem como missão consolidar os processos de governança, aumentando a eficiência e performance do Estado em responder e implementar suas atribuições como: criação e implementação de políticas públicas, regulação, fiscalização e controle das mesmas.
 
Principais Atividades do Gestor Público

-Administrar unidades da administração pública direta ou indireta;

-Planejar e definir orçamentos para a produção de produtos e serviços;

-Elaboração de Editais e acompanhamento de contratos e licitações;

-Gestão e acompanhamento do gasto do orçamento e dos resultados esperados;

-Gestão, controle e acompanhamento dos processos referentes aos serviços públicos;

-Gestão de pessoal, materiais e patrimônio público.


Documentação necessária para Matrícula

No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria da instituição:

  • Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
  • 1 (uma) foto 3 x 4 recente.
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
  • Histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
  • Título de eleitor;
  • Prova de quitação do serviço militar;
  • Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, dos pais (ou responsável);
  • Comprovante de residência atualizado (últimos três meses).


Clique para conferir a portaria do MEC


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